🔎 Tenho visto muitas empresas amarradas no conceito de que OKR Estratégico deve ter duração de 1 ano e que apenas OKRs Táticos podem ter revisões trimestrais. Isso é um erro!
💡 O que irá ditar a cadência das revisões é o nível de incerteza e de previsibilidade do negócio.
👉 Empresas que operam em ambientes com pouco dinamismo, baixa volatilidade e alta padronização nas entregas conseguem planejar e operar com ciclos longos de revisão (+12 meses).
☝️ Entretanto, a realidade da imensa maioria das empresas, principalmente, as de tecnologia, é a de operar em ambientes com altíssimo dinamismo, com produtos e/ou modelos de negócio ainda em validação e quase nenhuma padronização nas entregas. Essas empresas não só precisam, mas devem adotar ciclos curtos de revisão e conseguir PIVOTAR sem amarras, principalmente, no nível estratégico. Essa velocidade no ajuste de rota é, inclusive, uma das vantagens da metodologia OKR frente a outros modelos de gestão, sendo fundamental saber tirar proveito disso.
✍️ Portanto, revise frequentemente os OKRs Estratégicos. Comunique as mudanças. Informe as novas diretrizes e oriente os times a atualizarem os seus OKRs Táticos.
⚠️ Não espere o fim do ano chegar para concluir que os objetivos e resultados estratégicos estavam desatualizados.
⚡ IF THE GAME CHANGE, (DO NOT) STICK TO THE PLAN! ⚡
Precisando de ajuda para adotar com sucesso a metodologia OKR?
Comments