O antigo modelo de RH, que apenas atende às demandas de Negócios (quando acionado) e que dedica a maior parte do tempo a atividades rotineiras (pagamento de folha, benefícios, contratação, comunicação, etc.), não cumpre mais seu papel como área de Recursos Humanos.
☝ Mais do que cuidar de pessoas, o RH precisa criar e desenvolver soluções que fortaleçam a cultura organizacional e que gerem valor direto para os resultados do Negócio.
Esse "novo" RH deixa de enxergar o colaborador apenas como um indivíduo e passa a vê-lo como parte integrante de um sistema. Esse sistema precisa ser continuamente aperfeiçoado e alinhado à cultura e à estratégia do Negócio.
Portanto, o RH deixa de ser um agente servidor e torna-se um parceiro integrado às áreas de Negócios. Ele passa de uma relação estritamente funcional e transacional para uma relação de parceria e integração.
🔎 Hoje, quem exerce esse papel dentro do RH é o Business Partner (HRBP).
🔗 Esse profissional une as competências de RH com as de estratégia e gestão, atuando junto às lideranças para discutir e propor soluções.
Se uma empresa opera com a metodologia OKR e não tem esse profissional atuando junto aos Negócios, muito provavelmente, ao final de um ciclo, ela enfrentará extrema dificuldade para diagnosticar o porquê do não atingimento dos resultados.
🔬 Os líderes de Negócios dificilmente conseguem fazer uma análise isenta e sistêmica dos resultados. Isso ocorre porque muitos líderes (Owners de OKR) são bons especialistas em suas áreas de atuação, mas possuem deficiências na temática de Pessoas, Liderança e Gestão.
Ao avaliar o resultado de um OKR, é preciso analisá-los sob a ótica de, pelo menos, três dimensões: Escolhas, Processos e Pessoas.
1️⃣ As Escolhas que refletem a estratégia e as prioridades daquele OKR, desenhadas a partir de um diagnóstico baseado em dados (Business Analytics).
2️⃣ Os Processos que organizam a coordenação entre as diferentes áreas que atuarão em prol daquele OKR, mitigando gargalos, interdependências e desalinhamentos (Agilidade).
3️⃣ E as Pessoas que atuam com habilidades técnicas que garantem a execução das iniciativas, somadas às competências comportamentais que fortalecem a cultura e o bem-estar da organização (People Analytics).
✋ Não considerar essas três dimensões é analisar de forma míope os resultados da organização.
🆙 A única forma de fazer isso de maneira plena é: conectando o RH aos Negócios.
Commenti